quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Por que não usar somente o bisturi?




Acidente na madrugada. Saindo, nem tão sóbrio assim, da festa regada a uísque e champanha, o garotão sentiu-se em plena Fórmula Indi e voou com o carrão novinho em folha com que o pai o presenteara por quase ter ingressado na Faculdade. Como o poste da esquina não havia sido convidado para o circuito oval, a batida, de frente,foi inevitável e, embora sem grande gravidade, era necessário buscar um médico o mais depressa possível. Alguém lembrou da médica e, minutos depois, acordaram a doutora Marília, recém-saída da faculdade. Prontamente disposta a atender esse caso, a doutora respondeu em um instante:
- Esperem um pouquinho, vou apenas vestir um moleton, passar o batom e já estarei com vocês para ver o que é possível fazer. Não mexam no paciente até minha chegada e, rápido, acionem os bombeiros.
Cumpriu a palavra. Segundos depois, de moleton mal vestido, mas boquinha pintada, lá estava a doutora Marília, pronta para atender um de seus primeiros casos.
Um dos implorantes estranhou:
- A doutora não trouxe sua maleta! Não é melhor ir apanhá-la? O rapaz não está em estado muito grave e um minuto a mais ou a menos parece não importar...
- Maleta? Que bobagem! Essa história de maleta de médico já era. Hoje eu uso apenas um instrumento. Vamos lá, que meu bisturi já está no bolso...
No caminho ainda tentaram argumentar. E se fosse necessário outro instrumento cirúrgico? Uma pinça, quem sabe... ou ainda se o caso exigisse uma sutura? Será que somente um bisturi poderia resolver todas as exigências? Será que outros instrumentos, neste caso, não resolveriam melhor que o bisturi? Mas nada convencia a jovem doutora. Essa história de conhecer outros recursos e usá-los conforme o caso era pura bobagem. Sabia usar somente o bisturi e, fosse qual fosse o caso, haveria de usá-lo. Desnecessário dizer que o problema do acidentado exigia tudo, menos um bisturi. A sorte foi que a equipe paramédica chegara junto e, com instrumentos certos para a situação, puderam salvar o garotão, levando-o, com sérias escoriações, a um pronto-socorro.

Isso também acontece com alguns professores.



Marinheiros e Professores - Celso Antunes

9 comentários:

  1. Nesse texto percebemos uma característica que acontece muito em nosso cotidiano escolar.
    Profissionais que por dificuldades, principalmente por falta de conhecimento, em determinados conteúdos, não utilizam de outras ferramentas que facilitam o processo de ensino-aprendizagem.
    O uso de novos recursos metodológicos, além de facilitar o aprendizado, podem despertar o interesse do alunado, fazendo com que as aulas tornem-se mais agradáveis e mais produtivas.

    ResponderExcluir
  2. O uso de novos métodos é muito importante para o aprendizado do aluno, se o professor não se atualiza, não tenta modificar a sua forma de ensinar, ele vai tornar a aula monotona e desistimulante.
    Novos recursos é um incentivo a mais.

    ResponderExcluir
  3. Alguns professores estao acostumados a trabalhar da mesma forma não mudam suas estrategias de ensino e nem se preocupam com o desenvolvimento dos alunos.Não levam em consideração que cada aluno tem uma forma de aprender.

    ResponderExcluir
  4. Prática muito comum no ensino, onde alguns professores só sabem dar aula com pincel, e nao tem interesse em praticar outras técnicas de aprendizado, muito menos descobrir qual a melhor "ferramenta" a ser utilizada no processo de aprendizado, para que o aluno consiga absorver algo. Acreditam eles que se eles foram cazapes de aprender apenas com aquela "ferramenta", por qual motivo o aluno não seria capaz? N averda a pergunta que deve ser feita é: Porquê nao buscar novas formas de ensinar, para meu aluno, chegar ao aprendizado mais facilmente e com mais eficácia?

    ResponderExcluir
  5. Com as constantes mudanças no mundo, é de vital importância os professores adequar-se a novos métodos de ensino. Ninguém é obrigado a saber tudo. Mas pode se esforçar a aprender muitas coisas para um melhor aprendizado dos alunos. Vivemos numa época informatizada. os alunos se interessam por coisas que envolvem tecnologia, outros por jogos, etc. É um desafio! Mas quanto mais métodos o professor souber utilizar, mas SUCESSO será propicio a ter.

    ResponderExcluir
  6. O texto nos remete a caracteristicas bem interessantes, e que nos faz lembrar da importancia da reforma didatica!
    Como percebemos, a cada dia o MUNDO passa por transformações, ou seja,vem se modificando para se adaptar as necessidades dos induviduos que o habita.Sendo assim, porque nós professores não procuramos maneiras de fazer com que o aluno se adapte a nossas aulas?? é claro que só aprende quem quer! No entanto, cabe aos Educadores, buscar artificios para o enriquecimento de sua aula! Quando digo BUSCAR ARTIFICIOS, não estou me referindo ao prof.que se veste de palhaço e tornar a aula uma brincadeira qualquer.Mas me refiro a artificios que fazem o aluno interiorizar o que foi ensinado, e sentir satisfação em aprender.

    ResponderExcluir
  7. As vezes como profissionais estamos tão centrados em nós mesmos que esquecemos que ao realizarmos certas tarefas, temos mais pessoas envolvidas no processo, e muitas vezes tão ou até mais importantes que nós, devemos estar atentos para perceber que "operar vesículas é lindo" mas por outro lado, "escutar o paciente" também é! Dar uma linda aula cheia de conhecimento é lindo, charmosa, mas de nada adianta se meus alunos após esta glamourosa aula não conseguirem vencer desafios baseados nos assuntos da tal aula.

    ResponderExcluir
  8. Normalmente alguns profissionais se limitam apenas aquilo que já sabem, e que gostam de fazer, fecham as portas para as novas tecnologias, não abrem mão de sua rotina e ficam apenas praticando aquilo que vai encher o currículo de experiência.Isso faz imaginar alguns professores que nunca mudam seu kit aula, todos os anos ele sempre pega a mesma serie alegando ter todo material e que não quer outra serie que vai dar muito trabalho, enfim coloca vários empecilhos.

    ResponderExcluir
  9. O texto aborda de forma bem ilustrativa o que acontece muito em sala de aula.
    Muitos professores adotam uma metodologia, uma ferramenta de trabalho que, pode sim em alguns momentos ser eficaz, mas que em outros não deveriam ser utilizados.
    Cada turma possui sua característica, dificuldades, limitações, existem também uma infinidade de conteúdos a ser trabalhado, e para cada caso devemos utilizar de uma ferramenta mais adequada para se atingir melhor o objetivo desejado.

    ResponderExcluir